Premiados PIJE2020



1º Prémio


A importância dos Serviços Sistema transfronteiriços no atual paradigma da transição energética




Pedro Miguel Simões Frade

Membro Efetivo da Região Sul, nº 63494

Colégio de Engenharia Eletrotécnica





As fontes de energia que abasteceram o nosso planeta, num passado recente, estão a sofrer uma tremenda modificação. As energias renováveis tornaram-se viáveis do ponto de vista tecnológico, economicamente atrativas e capazes de satisfazer, em grande medida, as necessidades energéticas globais.  Simultaneamente, as alterações climáticas tornam-se cada vez mais impactantes, pelo que urge continuar a apostar no processo de transição energética para fontes de energia sustentáveis.


Porém, a integração massiva de energias renováveis variáveis, introduz novos e complexos desafios ao setor elétrico. Neste sentido, os Serviços de Sistema assumem um papel fundamental no novo paradigma energético.


Este trabalho procurou investigar, e quantificar, a importância da coordenação entre Operadores de Sistema, com o propósito de salvaguardar a fiabilidade, qualidade de serviço e segurança do abastecimento de energia elétrica, num ambiente de elevada penetração de geração renovável, reduzindo os custos dos Serviços de Sistema através de adequada cooperação e coordenação.



2º Prémio


Jogos baseados em localização para a promoção e interação social em espaço público




Francisco Xavier dos Santos Fonseca
Membro Efetivo da Região Sul, nº 63494
Colégio de Engenharia Informática



"Jogos Baseados em Localização (JBLs) para a Promoção de Interação Social em Espaço Público” é inspirado no trabalho de doutoramento, que:
1) explora fatores e perspetivas que influenciam a existência de coesão social
2) explora requisitos centrados no utilizador para a promoção de interação social local com recurso a JBLs
3) avança o conhecimento atual sobre como preparar JBLs para promoção de interação social com substância nos locais em que os jogadores vivem.

Os focos principais deste trabalho são o de aglomerar informação sobre que requisitos os utilizadores têm para interagir na sua própria área de residência, o de entender as implicações que certos desenhos de JBLs têm, e o de avaliar até que ponto um protótipo de JBL desenhado e desenvolvido dentro do contexto deste trabalho é bem-sucedido na promoção de interação social em várias comunidades locais da Holanda (uma região dos Países Baixos).

3º Prémio

Otimização do projeto sísmico de pontes e utilização de técnicas de machine learning para identificação de variáveis críticas e modelos preditivos




Vítor Armando Teixeira Camacho
Membro Efetivo da Região Sul nº 78326
Colégio de Engenharia Civil





Pontes longas irregulares podem ser estruturas difíceis de projetar e analisar para ações sísmicas, devido à complexidade inerente em prever o seu comportamento dinâmico não linear. Isso decorre da possível influência de modos superiores no comportamento sísmico, entre outros fatores, tornando a análise em muitos casos dependente do uso de métodos de análise dinâmica não linear (NDAs). Otimização multiobjectivo por meio de algoritmos evolutivos, MOEAs, são adequados para lidar com problemas de otimização não linear não convexa restringidos com variáveis contínuas e discretas, tais como o dimensionamento sísmico de pontes longas irregulares de betão armado. Neste estudo, um framework que aplica um tal algoritmo, NSGA-II, é aplicado para otimizar o dimensionamento sísmico de pilares de um caso de estudo de uma ponte longa irregular de betão armado. Como resultado do processo de otimização, torna-se possível comparar os efeitos de diferentes variáveis no comportamento dinâmico do caso de estudo. Os resultados da otimização servem de input para a segunda fase da metodologia com o treino de algoritmos de machine learningde classificação e regressão para previsão de desempenho sísmico e identificação de variáveis críticas. 

Os esforços de computação em grande escala foram viabilizados através da paralelização da computação entre 32 threads e pela realização das análises sísmicas na plataforma OpenSEESMP







Menção Honrosa

Novo modelo de progressão de dano para análise tridimensional de estruturas em FRP



José Manuel Cabecinhas de Almeida Gonilha
Membro Efetivo da Região Sul, nº 62060
Colégio de Engenharia Civil




Neste trabalho propõe-se um modelo de progressão de dano para materiais polímeros reforçados com fibra (FRP, sigla inglesa), que permite a simulação 3D – e o dimensionamento – de componentes estruturais complexos. 

O trabalho apresentado diz respeito ao desenvolvimento de um novo modelo de progressão de dano para materiais polímeros reforçados com fibra (FRP, sigla inglesa). O recurso a materiais.

FRP tem sido apontado como alternativa aos materiais tradicionais de modo a permitir a construção de estruturas mais leves e de durabilidade melhorada, particularmente em ambientes corrosivos, reduzindo os custos de manutenção futura que têm crescido de forma insustentável nas últimas décadas. No entanto, devido ao comportamento ortotrópico e aos modos de rotura frágil destes materiais, o dimensionamento destas estruturas é complexo, sendo a sua resistência muitas vezes condicionada por problemas locais.

Menção Honrosa (coautoria)

Inovação Tecnológica aplicada à separação de resíduos



Tatiana Rafaela Fernandes Ferreira
Membro Efetivo da Região Sul, nº 80837
Colégio de Engenharia do Ambiente









Menção Honrosa (coautoria)

Inovação Tecnológica aplicada à separação de resíduos



Vânia Lúcia Góis Ramos
Membro Efetivo da REgião da Madeira nº 76143
Colégio de Engenharia do Ambiente













O projeto desenvolvido, visou colmatar a dificuldade na separação e encaminhamento dos resíduos, em particular nos resíduos urbanos e resíduos produzidos no setor da construção civil, com recurso à utilização da tecnologia QR Code.

A utilização da tecnologia QR Code pode ser aplicada nos diversos produtos de modo a contribuir e potenciar uma mudança de hábitos nos consumidores, nomeadamente, alterar a forma como a população poderá efetuar a separação dos resíduos, de forma fácil e simples, com recurso a um equipamento móvel que a generalidade da população detém.